Susana Viegas
Professora Auxiliar do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental e Membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP).
Doutorada em Saúde Pública (especialidade Saúde Ambiental e Ocupacional) pela Escola Nacional de Saúde Publica, Universidade NOVA de Lisboa. Licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Mestre em Ergonomia na Segurança do Trabalho pela Faculdade de Motricidade e em Toxicologia Aplicada pela Universidade de Surrey.
Mestre em Ergonomia na Segurança do Trabalho pela Faculdade de Motricidade
As suas principais áreas de interesse académico são a Saúde Ambiental, a Saúde Ocupacional, a Toxicologia Ambiental e Ocupacional, Segurança Química, Avaliação da Exposição Humana e Biomonitorização.
Sónia Dias
Professora Associada com Agregação, doutorada e Agregada em Saúde Internacional pela Universidade NOVA de Lisboa e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa.
É Coordenadora do Centro de Investigação em Saúde Pública. Foi coordenadora do Doutoramento em Saúde Internacional do IHMT/UNL, Diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e coordenadora da linha temática “Desafios da Saúde dos Viajantes e Migrantes” do centro de investigação “Global Health and Tropical Medicine”/ UNL.
Atua como consultora em diversas organizações internacionais, como o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, Organização Mundial de Saúde, Organização Internacional para Migração, entre outras.
Desenvolve a sua atividade académica em temas relacionados com saúde comunitária, saúde de populações vulneráveis (incluindo populações migrantes), promoção da saúde, prevenção da doença, saúde sexual e saúde e acesso e utilização de serviços de saúde.
Inês Fronteira
Inês Fronteira é Professora Auxiliar de Saúde Pública e Epidemiologia no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), desde 2011.
É Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa e Doutorada em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa.
Investigadora e professora em Saúde Pública Internacional e Bioestatística e Coordenadora do Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento do IHMT/UNL. Tem colaborado, como professora, com a Universidade dos Açores, Escola de Enfermagem de Santarém, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e Faculdade Ciências e Tecnologia/ UNL.
As suas principais áreas de interesse são as políticas de recursos humanos em saúde, educação médica e de enfermagem, impacto do trabalho na saúde dos profissionais de saúde, migração de profissionais de saúde e epidemiologia observacional.
Tem dirigido vários projectos de investigação nestas áreas, orientado vários estudantes de pós-graduação. É consultora para a Direção-Geral de Saúde de Portugal. Membro do conselho de gestão da EHMA. Editora associada da Human Resources for Health (BMC) e consultora na área da epidemiologia para a Acta Médica Portuguesa.
É autora/co-autora de mais de 20 publicações em revistas com arbitragem por pares e de vários livros/ capítulos de livros.
Guilherme Vitorino
Guilherme Hidalgo Victorino is an invited Professor of Marketing, Innovation and Change Management at NOVA Information Management School(NOVA IMS) and a career of more than 12 years in senior Marketing positions in telecommunications, media and healthcare industries. He holds a degree in Marketing Management from Instituto Superior de Comunicação Empresarial, an Advanced Course in Health Management at INSEAD in Fontainebleau – France and is a certified Design Thinker and Change Manager coach. His area of research is Brand Trust and Service Design. He’s a PhD candidate in Information Management at NOVA IMS, working on the study of patient behavior towards hospital choice. Main research areas include the study of the antecedents of TRUST, including the impact of brand authenticity, service incidents and word of mouth on customer choice.
Alexandre Lourenço
Formação: Aluno de Doutoramento da Nova School of Business & Economics. XXXV Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Curso Pós-graduado em Gestão e Organização dos Cuidados de Saúde Primários pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Frequentou vários cursos nacionais e internacionais na área de gestão, particularmente de gestão em saúde (e.g. OMS, OIT). Percurso profissional: Técnico superior na Comissão Nacional da Luta Contra a Sida e no Alto Comissariado da Saúde; Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Diretor Coordenador de Financiamento e Contratualização da Administração Central do Sistema de Saúde; Vogal do Conselho Diretivo da ACSS da Administração Central do Sistema de Saúde; Delegado e/ou perito em várias organizações internacionais (Assembleia Geral das Nações Unidas, OCDE, Comissão Europeia OMS); Coordenador ou membro de vários Grupos de Trabalho promovidos pelo Ministério da Saúde; Pelo exercício de funções públicas recebeu dois Louvores publicados em Diário da República. Em 2016 recebeu em co-autoria o Prémio António Arnaut para o melhor trabalho escrito sobre investigação em sistemas de saúde. Atualidade: Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE; Membro da Unidade de Investigação e Conhecimento NOVA Healthcare Initiative – Research; Prelector convidado nos programas de formação de executivos da Católica Lisbon SBE; Consultor da OMS – Europa para as áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde; Membro do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control, OMS; Membro do Executive Committee e do Scientific Subcommitte da European Association of Hospital Managers, do Special Interest Group on Healthcare Management da International Hospital Federation e International Associate do American College Healthcare Executives. Autor e coautor de documentos técnicos, capítulos de livro, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais variadas
Delfim Rodrigues
Delfim Pereira Neto Rodrigues, nascido a 5 de janeiro de 1954. Licenciado em Direito e pós graduado em Administração Hospitalar. Advogado 1975/78, Administrador Hospitalar 1980 nos Hospitais Civis de Lisboa e posteriormente no Centro de Neurocirurgia de Lisboa. Em 1984 no Hospital de Guimarães. Distinguido pelo Ministro da Saúde pelo trabalho desenvolvido. Em 1987 por concurso público internacional foi designado representante da Europa do Sul no Programa “Hubert Humphrey” do “Fullbright”. Nessa qualidade estagiou em diversos Hospitais e outros organismos de saúde e empresas dos Estados Unidos e Canadá. Paralelamente cursou em algumas universidades americanas nas áreas de Administração Hospitalar e Saúde Pública, Promoção Continuada da Qualidade, Engenharia Biomédica, Sistemas de Informação e Gestão, Administração, Pública Relações Industriais. Pelas atividades desenvolvidas, foi galardoado no fim do programa pelo Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. Desde então tem desempenhado os seguintes cargos: Diretor Regional do Norte das Instalações e Equipamentos da Saúde, Diretor Geral dos Hospitais, Diretor Geral de Saúde, Presidente da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Vice-presidente da Galia SGPS, sub holding de saúde, Presidente do conselho de administração do British Hospital, Presidente do conselho de administração do BH XXI, Presidente do conselho de administração da Lotus Coimbra, Presidente do conselho de administração da Lotus Cascais, Administrador da Tourigon.. Gestor centro de responsabilidade médico no Centro Hospitalar do Alto Ave e Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, EPE.
Gerente da Planisaude, auditor hospitalar e professor convidado em diversas universidades, desenvolvendo também atividades de consultoria, direção e preparação de planos estratégicos de empresas, projetos de “nursing home” e “assited living care”, direção e instalação de hospitais e estabelecimento de parcerias estratégicas empresariais internacionais.
Realizou várias conferências nacionais e internacionais, nos Estados Unidos, Europa, Brasil e Médio Oriente. Autor e coordenador de vários diplomas e peças legislativas de reforma e organização do SNS. Foi membro de comissões interministeriais, da Comissão da Revisão do Ensino Médico em Portugal, Comissão da Luta Contra a SIDA, Comissão da Luta Contra o Cancro, Programa Nacional Materno-Infantil, Comité Científico da Domoscience da Universidade de Rennes em França, entre outras. Consultor temporário da Organização Mundial de Saúde.
Atribuição, pelo Ministro da Saúde, de medalha grau ouro, por serviços distintos prestados à Saúde, em Abril de 2015. Homenagem profissional do ano – 2015, pelo Rotary Club.
É atualmente o Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos hospitais do SNS.
Jamila Madeira
Jamila Madeira Sec. Estado Adjunta da Saúde
Nasceu em Alte, Loulé, em 1975.
É Mestre em Finanças pelo INDEG/ISCTE. Licenciada em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão.
É quadro da REN – Redes Energéticas Nacionais desde 1997, onde desempenhou funções como diretora para a Agenda Europeia de Energia.
Na XIII Legislatura, foi vice-presidente do grupo parlamentar do PS com o pelouro da saúde.
Foi vice-presidente do grupo parlamentar do PS nas VIII, IX e XIII Legislaturas.
Foi Deputada à Assembleia da República nas VIII, IX e XI e XIII Legislaturas.
Foi Deputada ao Parlamento Europeu (2004-2009) onde assumiu responsabilidades nas áreas do emprego, assuntos sociais e desenvolvimento regional.
Foi Secretária Geral da Juventude Socialista (2000-2004).
É Comissária Política Nacional do Partido Socialista desde 1999.
Foi Deputada Municipal de Loulé (1997-2013).
Foi Membro da Comissão Política Nacional de Recandidatura de Jorge Sampaio a Presidente da República (2001).
Foi membro do Senado da Universidade Técnica de Lisboa (1994/96).
Foi membro da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão- (1994/95).
Foi responsável pelo Relatório sobre os aspetos de desenvolvimento regional do impacto do turismo nas regiões costeiras.
Responsável pelo Parecer sobre a proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que instituiu o Fundo de Ajustamento à Globalização na Comissão do Desenvolvimento Regional.
Responsável pelo Parecer sobre a proposta de decisão do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece um programa Erasmus Mundus (2009-2013) na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais.
António Murta
António
is Managing Partner, co-founder and CEO of Pathena.
Also, António serves as a non-exec board member of two companies of Pathena’s
portfolio, and is observer in the board of other portfolio
companies.
António has a degree in systems engineering from Minho University, an MBA from
Porto Business School (University of Porto), an AMP from INSEAD (France). Has
also done post-graduate studies at ISEE/ University of Navarra (Spain) and MIT
(Sloan School of Management US) and Singularity University (US) – Exponential
Medicine.
From 1991 to 1997 he was corporate information officer of Sonae Distribuição,
the largest Portuguese retailer. He founded and was CEO of Enabler from 1998
onwards – Enabler was a systems integrator strictly focused in retail. Enabler
was acquired by Wipro in 2006 and from then to the end of 2009 he was VP of
retail services at Wipro.
He is also a Founding Partner and business angel of various other IT and
MedTech companies. António is the Co-Chairman of the fund-raising committee of
University of Minho, Advisory Board Member of School of Nursing of the
University of Minho, Advisory Board Member of INL, Advisory Board Member of
INESC Porto, Member of Advisory Council of Grupo Mello Corporate Program Grow,
Member of Medical Degree Evaluation Committee in Medical School of University
of Minho and Member of the Strategic Council of VdA,
Vieira de Almeida Sociedade de Advogados. He
is also a seasoned speaker in innovation and entrepreneurship.
Nuno S. Pereira
Nuno de Sousa Pereira is an Assistant Professor at the Economics Department at the University of Porto. He has a doctoral degree from Health Care Management Department of the Wharton Business School of the University of Pennsylvania and bachelors and masters’ degrees from the Faculty of Economics at the University of Porto. He has also been Cef.up’s director since March 2017.
His research interests are in the intersection between health care, industrial organization and public economics, with a focus on the pharmaceutical industry. He has published articles in various academic journals including the Journal of Health Economics, Health Affairs, Judgment and Decision Making, the Journal of Developmental Entrepreneurship, and the Journal of Development Economics.
He has also worked in both private and public sectors. Nuno was the Director General of the Office of Planning, Strategy, Evaluation and International Relations at the Ministry of Finance and Public Administration from 2007 until to 2009, and Dean of Porto Business School from 2009 until 2015. He was the head of Portugal’s delegation to the Economic Policy Committee of the OECD and to the European Union from 2007 until 2009. He was the Portuguese representative to the Board of Directors of the European Investment Bank in 2008 and 2009, where he was also a member of the Sub-Committee on Pensions and Remuneration. He is currently chairman of IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A.
Óscar Gaspar
Vice-Presidente
do Conselho Geral e Vogal da Direção da CIP
APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Trabalhou na banca de investimentos e na banca comercial. Assessor e chefe de gabinete do Secretário de Estado do Orçamento (1999 e 2001). Membro do Cons. Fisc. IGFC da SS e Administrador da Metro-Mondego, SA. Colaborador da Iberdrola. Assessor Económico do Primeiro-Ministro de 2005 a 2009 e Secretário de Estado da Saúde de 2009 a 2011. Foi assessor económico do Secretário-Geral do PS e depois Diretor de External Affairs da MSD.
Desde Outubro é Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.
António Ferreira
ANTÓNIO LUÍS TRINDADE SOUSA E LOBO FERREIRA Nascido a 5 de outubro de 1959, em Castelões de Cepeda ‒ Paredes, é um reconhecido líder na administração pública do nosso país. Licenciado e doutorado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, António Ferreira é ainda especialista em Medicina Interna pela Ordem dos Médicos e Assistente Graduado de Medicina Interna do Hospital de São João. À sua vasta experiência profissional acresce a sua atividade enquanto Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo sido ainda membro do grupo de Programa do Medicamento Hospitalar do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde e investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular do Porto. Nomeado, em 2007, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João E.P.E., António Ferreira assumiu, entre outras, a posição de acérrimo defensor pela diminuição de desigualdades na área da saúde, nomeadamente as decorrentes de disparidades de financiamento que penalizaram ao longo dos anos a região norte do país. Em 2013 foi agraciado com a “Comenda da Ordem de Mérito” atribuída pelo Presidente da República, tendo sido reconhecido como “um notável pedagogo e investigador de mérito excecional”, com “um percurso de gestão de excelência”. Durante o período de liderança de António Ferreira, o Centro Hospitalar de São João recebeu diversos prémios de instituições públicas e privadas, incluindo a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, a Grande Cruz da Ordem de Malta, Best leader award na administração Pública e diversos prémios de Saúde Sustentável e Boas Práticas em Saúde. Autor ou coautor de diversas publicações em revistas internacionais indexadas, António Ferreira publicou em 2014 o livro Reforma do Sistema de Saúde, A Minha Visão. O reconhecido “líder na administração pública” foi agora nomeado para coordenar a reforma dos cuidados hospitalares, deixando por isso a Presidência do Centro Hospitalar de S. João, E.P.E.. A sua liderança na história deste Centro Hospitalar ficará certamente como uma marca visível e de extrema importância, marcando uma mudança da gestão da instituição, uma das maiores do país. O seu futuro, por ora e enquanto Coordenador Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, centrar-se-á, seguramente, no relançamento da reforma hospitalar e em tudo, o muito, que a mesma envolverá.
Miguel Gouveia
Miguel Gouveia has a PhD in Economics by the University of Rochester, New York. He was an Assistant Professor of Economics at the University of Pennsylvania and he is currently an Associate Professor at the CATÓLICA-LISBON. His research work and publications cover the areas of Public Economics, Income Distribution and Social Policy, and Health Economics. He has worked in applied/policy issues for the World Bank and for the Portuguese ministries of Health, Finance and Social Security as well as for private institutions in the pensions and health care areas.
Maria J. Quintela
Maria João Quintela, Médica, com o Grau de Consultora em Medicina Geral e Familiar. • Responsável pelo lançamento e desenvolvimento na Direcção-Geral da Saúde do conceito de Envelhecimento Activo, e do Projecto das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial da Saúde, e também pela coordenação de diversos grupos de trabalho e lançamento de Programas e Projectos nacionais dirigidos à população idosa: Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII e o Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas. • Colaborou em diversas publicações na área do envelhecimento, de que são exemplo: “Manual de Envelhecimento Activo”, ” Sentimentos de uma Vida” e “Gestão de Organizações e Empreendedorismo na Economia Social”, ( respectivamente editados por: Constança Paúl/Ó.Ribeiro, 2011, C.Soc Paroquial SJorge Arroios – 2012 e CAJIL – 2017). • Formação superior em Gerontologia pela Universidade de Ciências Sociais e Políticas de Grenoble. • Pós-Graduação em Gestão dos Serviços de Saúde pelo INDEG / ISCTE • Pós-Graduação em Gestão das Organizações Sociais pela Escola de Direcção e Negócios AESE • Competência em Gestão dos Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos • Consultora da Direcção-Geral da Saúde. • Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia • Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia • Vogal da Direcção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV • Vogal da Direcção da União Distrital Lisboa das Instituições Particulares de Solidariedade Social – UDIPSS • Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação das Instituições de Terceira Idade – FITI • Vogal da Direção da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social – CNIS • Foram-lhe atribuídos os Prémios «Nunes Correia Verdades de Faria» (2000), e o Prémio FEMINA 2016 – Notáveis Mulheres Portuguesas e da Lusofonia
Luís Menezes
Luís Menezes integrou a Unilabs Portugal em Fevereiro de 2006 como Diretor de M&A e Novos Negócios. Em 2008, assumiu a Direção Geral da Unilabs Portugal. Em 2013, integrou a equipa da Direção Executiva da Unilabs a nível global, passando a reportar diretamente ao CEO do grupo, Jos Lamers.
Entre 2016 e 2017, assumiu também funções de Diretor da M&A do Grupo Unilabs, tendo coordenado, entre outros, os processos de aquisição das duas maiores aquisições feitas pelo Grupo Unilabs até essa data: A Alpha Medical na Eslováquia e República Checa, e a Base Holding em Portugal.
Neste momento, é o CEO da Unilabs Portugal, estando focado nas operações do mercado português, onde a Unilabs é líder nacional na área dos meios complementares de diagnóstico.
Antes de integrar a Unilabs, o Luís começou a sua carreira profissional em Londres com um estágio na JP Morgan Chase Bank em Londres, tendo sido posteriormente Assessor do Conselho de Administração na Fundação Ilídio Pinho de 2003 a 2006. Entre 2009 e 2014, foi também deputado na Assembleia da Republica, eleito pelo Distrito do Porto.
Nascido em 1980 na cidade do Porto, formou-se em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. Com uma aposta constante na aprendizagem e formação, complementou formações adicionais na IESE Business School, Harvard Kennedy School e, mais recentemente, terminou o Advanced Management Program do Insead em Julho de 2018.
Pires de Miranda
Pedro Pires de Miranda é Presidente Executivo da Siemens Portugal e Presidente
do Conselho de Administração da Siemens Angola. Responsável pelo
desenvolvimento do negócio na Siemens Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e
Príncipe. Anteriormente foi Corporate Vice
President da
Siemens AG nos Headquarters de
Munique de 2008 a 2016.
Começou a sua carreira na General Motors Corporation em 1981 como Engenheiro de Produção, e especializou-se na Fábrica de componentes automóvel da GM em Dayton, Ohio, EUA.
Em 1983 ingressou na Siemens onde exerceu diversos cargos de Direcção na Siemens S.A., em Portugal, e Siemens AG, na Alemanha. Em 1998 nomeado Diretor Geral de Engenharia, onde realizou vários projectos de infraestruturas em Portugal e internacionalmente em Doha, Qatar, nos EUA e no Dubai. Em 2007 integrou a Comissão Executiva da Siemens S.A.
Em 2008, foi promovido a Corporate Vice President da Siemens AG, em Munique, na Alemanha, responsável pelo desenvolvimento mundial do negócio em 70 cidades (nas áreas de infraestruturas urbanas de transporte, edifícios e energia) e pela coordenação mundial dos Market Development Boards e do programa de gestão de grandes contas de clientes corporate.
Em 2011, foi nomeado membro do Sales Board da Siemens AG, em Munique e em 2012, designado Executive Vice President do Centro de Competência global para Cidades da Siemens em Londres, e responsável pelos Centros de Competência regionais em Washington, DC e Shanghai.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Gestão Industrial pela Purdue University, West Lafayette, EUA. Foi bolseiro AFS em Nova Iorque e frequentou os Executive Management programs da Harvard Business School e da Universidade Nova de Lisboa, Engineering Management da Krannert Business School, EUA e Industrial Engineering do REFA Institut, em Darmstadt, Alemanha.
É membro do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, do Conselho Geral da ANIMEE, do Comité Estratégico da COTEC e do Conselho Geral da PROFORUM.
Em 2014 foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem de Mérito Empresarial Indústria no grau de Grande-Oficial e é membro fundador e da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa.
Em 2020 foi distinguido com o Engineering Education Outstanding Alumni Award de Purdue University no Neil Armstrong engineering Hall e nomeado o Embaixador da Purdue University em Portugal.
Ana Mendes Godinho
Ana Mendes Godinho- Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Nasceu em 1972, é casada, tem três filhos. É Licenciada em Direito.
Foi Secretária de Estado do Turismo de 2015 a 2019.
Foi diretora dos Serviços de Apoio à Atividade Inspetiva da Autoridade para as Condições do Trabalho.
Foi coordenadora do Curso de Pós-graduação de Direito do Turismo na Faculdade de Direito de Lisboa.
Foi Vice-Presidente do Turismo de Portugal I.P..
Foi Vice-Presidente do Conselho Geral do Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas.
Foi representante de Portugal no Comité Técnico da ISO/Turismo.
Foi Administradora da Turismo Capital, SCR, SA, e da Turismo Fundos, SGFII, SA.
Foi membro do Conselho Consultivo da Fundação Inatel.
Foi chefe do gabinete do Secretário de Estado do Turismo do XVII Governo Constitucional
Inspetora do Trabalho e consultora jurídica da Direção-Geral do Turismo.
António S. Uva
Professor Catedrático, Coordenador do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental e Membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP).
As suas áreas de interesse académico são a Saúde Ocupacional, a Saúde e Segurança dos Trabalhadores nos Locais de Trabalho, a Segurança do Doente, a Saúde Pública e a Alergologia e a Imunologia Clínica.
É especialista pela Ordem dos Médicos em Imunoalergologia e em Medicina do Trabalho e foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho mais de uma dezena de anos e Presidente da sua Assembleia Geral mais de outra dezena de anos.
Jorge Barroso Dias
Occupational Physician. Director of the Occupational Health Department, Municipality of Lisbon. President of the Portuguese Society of Occupational Medicine.
Francisco Alvarez
Jesús Alvarez Hidalgo is a Policy Officer at the Unit “Health and Safety” of the European Commission – DG Employment, Social Affairs and Inclusion, in Luxembourg. He is in charge of the relations with the European Agency for Safety and Health at Work (EU-OSHA), being as well the unit’s Communication correspondent. Jesús is a Medical Doctor, working in the field of Occupational Health for around 25 years. Before joining the Commission he served as a Doctor at emergency services, as a Medical Inspector of the Social Security and as a Director of several public hospitals in Spain
Mariana Neto
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Tem o Grau de Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e o Grau de Mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde, “Determinantes Psicossociais da Saúde Associados ao Trabalho”, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É especialista em Saúde Pública e tem o Grau de Consultor da Carreira Médica de Saúde Publica. É especialista em Saúde Pública e Medicina do Trabalho. Tem a competência de Gestão de Serviços de Saúde. De 1991 a 1997 foi responsável pelo Gabinete de Saúde Pública da Sub-Região e Saúde de Portalegre. Foi, entre 2001 e 2009, a responsável pela área de Saúde Ocupacional da Direção Geral da Saúde e entre 2010 e 2012, Diretora de Segurança Social para o Centro Nacional de Proteção contra os Riscos Profissionais. Atualmente é Coordenadora da Unidade de Observação em Saúde e Vigilância Epidemiológica (ONSA) do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP.
Luísa Guimarães
É licenciada em Direito e pós-graduada em Relações Internacionais e em Assuntos Europeus.
De 2011 até à data do início de funções na ACT, exerceu funções de Diretora do Programa no Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho, responsável pelas áreas da administração do trabalho e inspeção do trabalho, segurança e saúde no trabalho, proteção social, diálogo social e tripartismo, e migrações laborais.
Ao longo da sua carreira, exerceu vários cargos fundamentalmente na área do trabalho e da proteção social, quer a nível nacional, quer a nível internacional, entre os quais: Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Diretora de Departamento do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Membro e Vice-Presidente do Comité de Proteção Social da União Europeia e Coordenadora Nacional do Programa de Proteção Social e Inclusão Social no âmbito da Estratégia Europa 2020.
José Rocha Nogueira
Médico da carreira médica de saúde pública com o grau de assistente graduado sénior.
Responsável pela coordenação da Área Funcional de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, IP, desde Junho de 2007.
Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional na Direcção-Geral da Saúde desde 1 de Dezembro de 2017.
Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto.
A concluir dissertação de doutoramento pela Universidade do Porto.
Docente convidado em várias instituições.
Formador em ações de formação nas áreas de Saúde Ambiental e Saúde Ocupacional.
Apresentou inúmeras comunicações em reuniões científicas, nacionais e internacionais.
Rui Furtado Marques
Licenciatura em Engenharia Civil pelo IST em 1980
Atividade profissional:
Na EDIFER Construções, entre 1980 e fevereiro de 2009.
Inicialmente como Diretor de Obra entre 1980 e 1992, posteriormente como Diretor de Divisão, entre 1992 e 1998 e finalmente como Administrador, até fevereiro de 2009.
Esteve sempre ligado à construção de Edifícios, entre os quais destacamos os edifícios sede do Lloyds Bank e Marconi, a Escola Superior de Comunicação Social, as novas instalações do ISEG e o Atrium Saldanha, a Nova Aldeia da Luz, a ampliação do Aeroporto de Faro, a reabilitação do Museu Nacional Machado de Castro, a Clínica do SAMS, a Clínica de Santo António, do Hospital da Luz, o Palácio Sotto Mayor, o Freeport de Alcochete e o Campus da Justiça em Lisboa.
Desde março de 2009 até à presente data, na HCI – Construções, S A, como Administrador, com o pelouro da produção. Neste período, foi responsável por um volume de faturação anual médio de 70 milhões de Euros, em várias dezenas de obras (algumas em Consórcio com outras empresas), entre as quais se destacam, a Fundação Champalimaud a reabilitação da nova sede do Banco de Portugal, a reabilitação do Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, a nova sede da EDP, a nova sede da VdA, a construção do novo Campus de Carcavelos da Universidade Nova, as Residências Sotto Mayor e a ampliação do Hospital da Luz.
Tem mantido uma ligação à Ordem dos Engenheiros na Especialização de Direção e Gestão da Construção, sendo atualmente o Coordenador da Comissão.
José Sobral
Possui Doutoramento em Engenharia Mecânica (FEUP) e Mestrado em Manutenção Industrial (FEUP). É Professor Adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) desde 2005 e também investigador no Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC) do Instituto Superior Técnico. Principais áreas de investigação são Risco e Gestão, Manutenção, Fiabilidade, Manutibilidade, Disponibilidade e Segurança de Activos Físicos. Possui diversas comunicações em encontros científicos internacionais e nacionais, assim como publicação em várias revistas científicas internacionais e nacionais. Presentemente é vice-presidente da Associação Portuguesa de Manutenção Industrial (APMI). É investigador colaborador do SOCIUS.
Investigador:
Investigadores PhD
Ana Teresa Santos
Ana Teresa Santos
Membro do Conselho Científico da hotelaria & saúde / Engenheira do Ambiente
Ana Teresa Santos é Mestre em Engenharia do Ambiente e Engenharia Sanitária, pela FCT-UNL.
É Assessora Técnica da Ambimed e Consultora nacional e internacional na área dos resíduos.
Ana Antunes
Passionate about human behaviour and business, I strive to understand how people think, feel and act, and turn those insights into exciting products.
For the last years I’ve been doing both: as an HR consultant, I supported hundreds of people to think about their talents and possibilities and launched a new project (www.thetalentcity.com) – an online platform tha has now +35.000 registered users in Portugal, that bridges the communication between Millennials looking for work and companies striving to communicate in exciting new ways.
I make other peoples’ creations stronger by connecting insights from distant sources and through strong critical thinking. I love working with others, specially curious, generous and straightforward people.
I value projects where I can use my skills and where I can help think and implement.
António Portela
Nascido em 1975 no Porto, é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e possui um MBA Executivo da Porto Business School. Iniciou a sua atividade profissional na farmacêutica Roche, no Reino Unido, onde foi Delegado de Informação Médica, analista de Mercado e Gestor de Produtos, este último na área da Hepatite C. Regressou a Portugal em 2004 para integrar a equipa de BIAL. Foi Diretor Adjunto de Marketing para Portugal durante 2 anos e, nos 2 anos seguintes, foi responsável pelo desenvolvimento de negócio da área internacional. Em 2007 passou a integrar o Conselho de Administração, assumindo durante 3 anos a Direção Geral da Área Internacional. Em janeiro de 2011, António Portela assume funções de CEO de BIAL, marcando a chegada da quarta geração da família à frente do maior grupo farmacêutico português fundado em 1924 pelo seu bisavô Álvaro Portela.
Manuel Pedro Magalhães
Prática Clínica
Cirurgião Cardiotorácico no Hospital da Cruz Vermelha
Cirurgia cardiopatias congénitas (mais de 4000 casos operados)
Cirurgia Congénita do Adulto
Habilitações Literárias
Licenciado em Medicina – Universidade do Porto (1995)
Exame da Especialidade à Ordem dos Médicos tendo sido admitido com a classificação de Muito Bom com Distinção (1985)
Internato da especialidade realizado no Departamento de Cirurgia Cardio-Torácica da Universidade de Witwatersrand – Johannesburg – África do Sul (Fevereiro de 1983 a Julho de 1985)
Transferência para o Internado de Cirurgia Cardio Torácica no Hospital de Santa Marta (1983)
Internato da especialidade de Cirurgia Cardio-Torácica realizado no Hospital de São João – Porto (1981 a 1983)
Experiência Profissional
Administrador e CEO da Comissão Executiva da Sociedade Gestora do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa. Director Clínico do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa. Cirurgião Cardio-Torácico. Coordenador do Departamento da Circulação (desde 1998)
Criação, implementação e manutenção da Unidade Médico Cirúrgica de Cirurgia Cardíaca de Adultos e Congénitos da Clinica Girassol em Luanda – Angola (desde 2011)
Cirurgião responsável por cirurgias de cardiopatias congénitas no Hospital de Santa Marta (1989 -1998)
Assistente Hospitalar e depois Chefe de Serviço do Serviço de Cirurgia Cardio-Torácica do Hospital de Santa Marta (1988 -1998)
Responsável pela Unidade de Cirurgia Cardio-Torácica do Hospital Baragwanath (Principal Medical Office) Número total de doentes operados superior a 5000 com especial incidência em cardiopatias congénitas (1985 – 1986)
Sociedades Cientificas
Membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular, da European Association for Cardio-Thoracic SurgeryMembro, e da The Society of Thoracic Surgeons
Membro Fundador da World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery Membro da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde , 1º Presidente e Membro da Associação de Protecção às Crianças com Doença Cardíaca e Membro Honorário da Associação de Portadores de Trissomia 21
Membro Direcção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa com o Pelouro da Saúde (até 2003)
João Falcão e Cunha
João Falcão e Cunha é Professor
na FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem uma licenciatura
em Engenharia Electrotécnica pela FEUP em 1983, mestrado em Investigação
Operacional pela Universidade de Cranfield
em 1984, e doutorou‑se em Ciências de Computação no Imperial College
London em 1989. Tem estado envolvido em trabalho experimental e teórico em
Engenharia Informática e Sistemas de Informação nos últimos 20 anos.
Foi diretor
dos cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão e de
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão da FEUP, coordenador do
programa MOBILE de intercâmbio de alunos de Engenharia da FEUP e de Escolas
congéneres no Brasil e director académico do Centro de Estudos Avançados da IBM
em Portugal situado no Campus da FEUP (IBM CAS Portugal).
Ana Teresa Freitas
Entrepreneur and CEO of startup company on digital health and genetics. Experienced Full Professor with a demonstrated history of working in the higher education industry. Strong education professional skilled in AI, Data Maning, Python, C, Bioinformatics, Computational Biology, Computer Science, and Human Genetics.
Joaquim Cunha
Joaquim Magalhães da Cunha, nasceu em Braga, em 1959. É casado e pai de duas filhas.
Licenciou-se em Engenharia de Sistemas de Informática pela Universidade do Minho, em 1982.
Boa parte da sua atividade tem sido dedicada à Caso – Consultores Associados de Organizações e Informática, Lda (www.caso.pt), que fundou em 1983, e onde desde então tem exercido as funções de Diretor Geral. A Caso é uma empresa de consultadoria orientada ao desenvolvimento empresarial, com sede em Braga e atuação a nível nacional, que integra as contribuições de um conjunto de técnicos com interesses e especializações complementares nas áreas das ciências da informação, das tecnologias de produção, da organização e gestão, da economia, da comunicação e marketing e da formação profissional.
Merecem neste contexto destaque, a experiência acumulada no apoio à gestão de projetos de desenvolvimento, e as soluções inovadoras e arrojadas ao nível do software aplicacional, onde se individualizam o ERP IG – informação para a gestão, o Gnotarium – Gestão de Informação de Cartórios Notariais e o GPESE – Gestão Processual de Escritórios dos Solicitadores de Execução.
Considerando os últimos 10 anos, são já mais de 200, os projetos de desenvolvimento empresarial em que a Caso esteve (ou está) envolvida, projetos estes que representam um volume global de investimento superior aos 250 milhões de euros.
Foi um dos fundadores, e integrou o seu primeiro conselho de administração, da MinhoDigital SA, experiência de clusterização regional no sector das TIC.
De Setembro de 2004 a Maio de 2006 foi membro do conselho de administração da Pronefro – Produtos Nefrológicos, SA, empresa de referência nacional na área dos dispositivos médicos para hemodiálise.
Em parceria com dois grupos industriais nacionais de referência na cadeia de valor dos plásticos, participou na fundação, em 2005, da NanoLogic – Tecnologias de Nano e Micromoldação, Lda (www.nanologic.eu), empresa pioneira a nível mundial na microinjeção bi-material. Nos anos mais recentes esteve particularmente envolvido no processo de construção do Health Cluster Portugal (www.healthportugal.com), sendo atualmente seu Diretor Executivo
David Honório
Lead Frontend Developer
Frontend developer and MSc in engineering systems and computer engineering. CrossFit enthusiast, passionate about pure JavaScript and continuously strives to learn the latest frameworks. Interested in user-centered design and developing products that can improve people’s lives.
João João Mendes
João João Mendes nasceu em Cascais em 1980 e, seguindo as pisadas do seu pai, licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (com média de 18 valores).
Apesar de inicialmente ter considerado uma carreira cirúrgica rapidamente se apercebeu que a área médica era a sua verdadeira vocação. Completou a especialidade em Medicina Interna no Hospital de Santa Marta, que ainda hoje considera a sua alma mater, e posteriormente subespecializou-se em Medicina Intensiva no Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca, onde ainda exerce.
Tem Competência Reconhecida em Emergência Médica e sempre manteve ligação ao pré-hospitalar quer como médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, quer como médico do Sistema de Helicópteros de Emergência Médica. Paralelamente doutorou-se em Medicina e é Professor Auxiliar Convidado da sua faculdade de sempre.
É autor de múltiplos artigos e livros na área médica de que se destaca a tríade (em colaboração com o Dr. Pedro Ponce): Manual de Medicina Intensiva, Manual de Urgências e Emergências, e Manual de Terapêutica Médica. É casado e a sua atividade favorita é ser pai dos filhos mais espetaculares do mundo.
Hugo Plácido Silva
Hugo Humberto Plácido da Silva. É Técnico Especialista – PLUX Wireless Biosignals. Publicou 25 artigos em revistas especializadas e 69 trabalhos em actas de eventos, possui 18 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 29 itens de produção técnica. Recebeu 6 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática Nas suas actividades profissionais interagiu com 135 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Silvia Vilares Conde
Life Sciences, Pharmacology, Doctorate, NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM)
Biotechnology: biomedical applications, Doctorate, University of Valladolid
Physiology, Master, University of Valladolid
Biochemistry, Bachelor, Universidade de Lisboa
My expertise is in Physiology and Pharmacology. My research focus on understanding the physiology of the autonomic nervous system, more specifically the carotid body. We apply our findings in pathological states to the identification of molecular targets for therapy. Specific projects include: the role of carotid body in the genesis of metabolic diseases; adenosine and hypoxic sensing in the carotid body; adenosine and peripheral insulin resistance; carotid body and ageing; sympathetic nervous system activity and dysmetabolism. I have over 15 years of experience in animal manipulation, animal surgery, electrophysiological recordings, cardiovascular, respiratory and metabolic evaluation and biomarkers quantification. As a PI, I have developed a new line of research on the carotid body and dysmetabolism.
André Albergaria
André Albergaria is a specialist in Molecular Oncology and a Post-doctoral fellow at IPATIMUP. His scientific expertise is focused on breast cancer, mainly on genetic and epigenetic regulatory mechanisms, endocrine resistance, and on the identification of new prognostic tools for managing breast cancer. During his scientific career, André was involved in more than11 projects, especially on breast cancer. André has a Mini-MBA in BioBusiness, from AMC Graduate School and Amsterdam BioMed Cluster, Netherlands, and has participated in several post-graduate courses in Translational Cancer Research. He is the Director of the IPATIMUP Translational Research Unit, a group that aims to be the interface between the pharma and biotech industry and IPATIMUP’s research teams, potentiating in-house scientific knowledge as a means of generating novel cooperative strategies in cancer research R&D. André obtained his Masters degree in Molecular Oncology from the Faculty of Medicine of Porto University and his PhD was developed in joining collaboration between the Institute of Life Sciences and Health (ICVS) from University of Minho, IPATIMUP and Imperial College School of Medicine, London, England, where he was a PhD resident student between 2006 and 2008. André is an Affiliate Professor of the Faculty of Medicine of Porto University since 2012. André have been established collaborations with hospitals in order to create a well characterize breast tumour bank. During the last 12 years of scientific career André has published 30 papers in peer-reviewed international journals
Hugo João Prazeres
Hugo graduated in Biology from the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra (FCTUC), where he also completed a Masters degree in Molecular and Cell Biology, and then obtained his doctoral degree in Biomedicine from the Faculty of Medicine of the University of Porto. Hugo has published several peer-reviewed scientific papers and has lectured courses in doctoral programs, as well as the Oncobiology Discipline at FCTUC. In 2007 Hugo co-founded a Biotech company headquartered at the Pedro Nunes Institute, in Coimbra. Besides the experience in management accumulated in this setting, Hugo has developed skills in the field of industrial property, including courses by Portugals INPI on patent preparation, database consultation and writing of patent claims. Hugo also took an MBA and has acted as a consultant in subjects such as CE marking and Manufacture of and In Vitro Diagnostics (IVD) Medical Devices. Hugo has been awarded several prizes including the Young Investigator Award of the European Society of Human Genetics and the BES Inovation Award. More recently Hugo has been devoted to technology transfer and enterpreneurship, IP management, licensing and assistance to spin-offs.
Pedro Lima
Full Professor of Electrical and Computer Engineering at the Instituto Superior Técnico (IST) – Universidade de Lisboa (IST/UL)
Researcher at the Institute for Systems and Robotics – Lisbon (ISR/IST) – Deputy President for Scientific Matters and Coordinator of the Intelligent Robots and Systems group (IRSg)
ISR/IST is part of the R&D unit LARSyS (Laboratory of Robotics and Engineering Systems)
Ph.D. degree in Electrical Engineering from Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), Troy, NY – USA (1994).
Paulo Alvito
Co-Founder, CEO/CTO da empresaIDMind Mobile Robotics
Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal
Nome da empresaEscola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal
Lectured Control, Robotics and Industrial Instrumentation
Institute for Systems and Robotics (ISR-Lisboa)
Researcher
Institute for Systems and Robotics (ISR-Lisboa)
Mobile Robotics, Control Architectures
Formação académica
Instituto Superior Técnico
Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área de estudo Control and Robotics
Bruno Silva Santos
Bruno Silva-Santos is Vice-Director of the Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) and Associate Professor at the Faculty of Medicine of the University of Lisbon (Portugal), where he directs the area of Immuno-Oncology. He is an international leader in Tumour Immunology, with a focus on gamma-delta T cells, as recognised by top journals (see Nat Rev Immunol 2015; Nat Rev Cancer 2019) and the European Academy of Tumour Immunology (EATI). He co-founded Lymphact, an iMM spin-off company that started in 2013 and was acquired by GammaDelta Therapeutics (London, UK) in 2018, which is performing the clinical development of his pioneering technology, Delta One T (DOT) cells (see Blood 2011; Clin Cancer Res 2016; Cancer Immunol Res 2019; Nat Rev Drug Dev 2019).
Bruno Silva-Santos developed his PhD work on thymic T cell development under the supervision of Mike Owen at The London Research Institute (Cancer Research UK), and his post-doctoral work on gamma-delta T cell differentiation and activation with Adrian Hayday at King’s College London. As an independent group leader, he has focused on dissecting the molecular mechanisms that control the development and functional differentiation of T cell subsets; and their activation and cellular responses to infections and tumours. He has published his work (> 80 papers) in prestigious journals such as Nature Immunology (2003, 2009 and 2013), Nature (2006), Science (2005), Science Immunology (2018 and 2019), J Exp Med (2013), PNAS (2014 and 2019) and Blood (2010, 2011 and 2012). He has been distinguished with nominations, awards and grants from the European Molecular Biology Organization (EMBO), the European Research Council (ERC – Starting and Consolidator Grants), the International Cytokine Society (ICS) and the European Academy of Tumour Immunology (EATI). He serves as Editor for European Journal of Immunology and OncoImmunology, among other journals. In recognition of his scientific output at the forefront of European Life Sciences research, he was elected EMBO Member in 2019.
Luís Almeida
Founder, Managing Director and Chief Medical Officer at Blueclinical Ltd (www.blueclinical.com), an independent contract research organization especially devoted to Phase I and bioequivalence clinical trials, translational medicine and clinical research site management.
Specialist in Clinical Pharmacology and Pharmaceutical Medicine, Luis Almeida has 30 years of experience in drug development.
With a Medical Doctor degree (MD) and a PhD degree in Medicine by the University of Porto, Luis Almeida is an Affiliate Professor at the Faculty of Medicine, University of Porto, Portugal. In 2015, Luis Almeida has been elected as President of the Board of the College of Clinical Pharmacology of the Portuguese Medical Association (period 2015-2018).
Luis Almeida is inventor/co-inventor of 3 international patents, and authored over 80 papers and 135 abstracts/proceedings in peer-reviewed journals, 3 book chapters, and over 220 posters/oral communications. Most publications are listed on https://orcid.org/0000-0002-4861-8649 or https://scholar.google.com/citations?user=0IDbXWIAAAAJ&hl=pt-PT
José Dinis
Assistente Graduado em Oncologia Médica – Instituto Português de Oncologia do Porto
1991 – Licenciatura em Medicina – Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar- Universidade do Porto
Atividade Clínica
Assistente Graduado em Oncologia Médica – Instituto Português de Oncologia do Porto
Responsável pela Unidade de Investigação Clinica do Instituto Português de Oncologia do Porto
Sociedades Científicas / Bolsas / Prémios
Sociedade Portuguesa de Oncologia
2000 – European Society of Medical Oncology
Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão
Atividade Científica
Experiência como Investigador em múltiplos ensaios clinicos dos quais destaca
Single-Dose Fosaprepitant for the Prevention of Chemotherapy-Induced Nausea and Vomiting Associated With Cisplatin Therapy: Randomized, Double-Blind Study Protocol—EASE JCO Apr 10, 2011:1495-1501;
A randomized phase III multicenter trial of neoadjuvant docetaxel (Taxotere?) plus cisplatin and 5-fluorouracil (TPF) versus neoadjuvant cisplatin plus 5-fluorouracil (PF) followed by concomitant chemorradiotherapy to improve the overal survival and progression free survival in patients with locally advanced squamous cell carcinoma of the head and neck (TAX 324)
New England Jornal of Medicine (Posner MR, et al. NEJM 2007; 357:1705-1715)
Alexandra Bento
Alexandra Bento é doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e mestre em Inovação Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa, onde é professora convidada da licenciatura em ciências da nutrição e regente das unidades curriculares de Política Nutricional e Alimentar, Nutrição Humana e Gastrotecnia. Bastonária da Ordem dos Nutricionistas desde 2012, foi durante mais de uma década presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, onde desenvolveu trabalho pioneiro em prole da nutrição em Portugal e da criação da Ordem dos Nutricionistas, tendo presidido à sua Comissão Instaladora em 2011. Iniciou o seu percurso profissional como nutricionista no Hospital de Amarante, de onde é natural, sendo atualmente assessora superior de nutrição da Administração Regional de Saúde do Norte. Autora de várias publicações científicas e artigos de opinião, é frequentemente convidada a participar como oradora em conferências nacionais e internacionais no âmbito da nutrição. Pela sua ação na defesa e promoção de hábitos alimentares saudáveis, recebeu a Medalha de Mérito grau ouro da Câmara Municipal do Porto, onde reside.