António Correia de Campos
Presidente do Conselho Estratégico
Cimeira de Saúde sobre Empreendedorismo e Inovação
A Saúde deixou definitivamente de ser tema nacional para ser internacional e global. A livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, o sucesso da exportação nacional ligada ao setor (1,5 MM€ em 2019) e o dramatismo do impacto das recentes pandemias (SARS, COVID-19) colocaram a Saúde nas agendas mundiais.
A Fundação AIP reuniu um conjunto de importantes atores para organizar o que se pode chamar uma Cimeira de Saúde, abordando temas ligados ao papel de Portugal neste processo acelerado de internacionalização. Temos condições excelentes para prestar serviços, exportar materiais, disseminar experiências e conhecimento, em áreas onde estamos a par ou à frente do que de melhor se pratica. Estamos a avançar na exportação de tecnologia, conhecimento e inovação em áreas onde já detemos capacidade competitiva. Não somos mais um pequeno país importador de tecnologia e conhecimento. Somos conhecidos e respeitados pela qualidade da nossa formação nas profissões da Saúde, pelos modelos inovadores de financiamento e gestão que praticamos, pela forma como organizamos os cuidados primários e alguns diferenciados e pelos centros de excelência na investigação e na prestação. Em vez de continuamente nos apoucarmos, devemos antes melhorar a forma de multiplicar e exportar o talento que geramos.
Esta Cimeira surge numa altura em que os desafios climáticos, a globalização da economia e a abertura ao turismo mundial geram novos riscos nunca antes imaginados, desafiando capacidades de adaptação e inovação. A Cimeira reúne alguns dos nossos mais distintos profissionais de saúde, académicos, cientistas e operadores da vida real, sob a égide das Ordens Profissionais dos Farmacêuticos, Biólogos, Médicos Dentistas, Engenheiros, Economistas, Nutricionistas, Associações e Grupos Hospitalares, Empresas e outras Entidades Privadas. Pretende-se um debate alargado sobre os grandes temas que hoje preocupam a Saúde de todos os povos. Neste encontro, a ótica do estudo de caso prevalecerá sobre a descrição teórica, a visão empírica sobre o normativismo, a tentativa e erro sobre a aversão ao risco. Conhecimento, empreendedorismo e inovação são palavras-chave desta Cimeira de Saúde.